Manaus

Manaus, capital do estado do Amazonas é uma cidade fervilhante no coração da Floresta Amazônica.  Com quase dois milhões de habitantes, Manaus é um grande centro de cultura, comércio e turismo, cercado de verde, de rios e de animais por todos os lados.mPor isto, a cidade atrai milhares de visitantes do Brasil e exterior, que contam com uma excelente infraestrutura turística, com rodoviária, aeroporto e rede hoteleira.


Aliás, a rede hoteleira de Manaus merece destaque: há variados e bons hotéis e até mesmo redes internacionais. Mas o grande diferencial são os hotéis que ficam no meio da selva, verdadeiras ilhas de conforto no coração da floresta. Para quem quer conhecer a mata mas opta pela hospedagem mais convencional, a opção são os diversos passeios pelas águas dos rios Negro e Solimões. Outro destaque é a Praia da Ponta Negra um ponto de badalação de moradores e turistas, com  muitas opções para o lazer e o turismo.


Após a incursão pelas belezas tropicais, a idéia é procurar algum restaurante e provar a comida típica, toda ela a base de peixes e frutos da região misturado com a comida indígena baseada em raízes e tubérculos. Uma deliciosa sugestão é a Caldeirada, uma espécie de ensopado de peixe. De sobremesa, a pedida são as frutas típicas, exóticas até no nome: cupuaçú, taperebá , graviola , maracujá, araçá, camu-camu.


O passeio por Manaus pode começar por seus prédios históricos, de imensa beleza arquitetônica, como o famoso Teatro Amazonas – um espetáculo por dentro e por fora. Depois dele, Palácio Rio Negro e o Palácio da Justiça devem estar no roteiro. Sem esquecer do  prédio da Biblioteca Pública Estadual do Amazonas foi (1907) que tem em seu andar superior uma obra de Aurélio de Figueiredo e no hall pinturas de Branco e Silva.  Já os edifícios da Alfândega e da Guardamoria datam 1906. A Alfâmdega, em estilo eclético é o primeiro prédio pré-fabricado do mundo. Além destes, outros prédios históricos e museus aguardam o visitante.


Comprar em Manaus também pode ser um bom negócio: começando pela famosa Zona Franca de Manaus, com sua variedade de produtos industrializados, até o Mercado Municipal onde a atração é o artesanato local, especialmente o indígena.

 

Manaus, uma capital no coração da Floresta Amazônica, é um destino imperdível.