Maceió

Capital do Estado do Alagoas, Maceió é um dos destino turísticos mais procurados do Brasil. Águas mornas, cristalinas, desfilam seus tons de verde e azul nos quase 40 quilômetros de praia da cidade. Tudo isto misturando a paisagem urbana, mangues, piscinas naturais, coqueiros com o sol brilhando o ano inteiro.


O turismo em Maceió é facilitado pela excelente infraestrutura turística: roteiros, hotéis, pousadas, atrações, passeios, gastronomia, enfim, tudo o que se possa imaginar. Começando pelo Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, um dos mais modernos do país. Para quem chegar no Porto de Maceió, o passeio pode até começar por ali mesmo, pois o porto está localizado no bairro histórico de Jaraguá. Um dos mais antigos da cidade, possui construções do período colonial, hoje transformados em museus, restaurantes, bares e boates. Mescladas aos antigos armazéns e casarões, a belas igrejas de variados estilos que reforçam o charme do bairro antigo.


Mas o maior pólo gastronômico de Maceió fica na Praia de Praia de Jatiúca – esta praia de águas tranquilas recebe muitos visitante que lotam as dezenas de quiosques e restaurantes que oferecem lanches, comidas típicas e até mesmo opções de cozinha internacional. O afrodisíaco sururu é um molusco muito apreciado por aqui. Também a tapioca, como sua variedade de recheios, tem muita saída.


Entre as praias da capital, a Praia de Ponta Verde com seu mar calmo e transparentes merece destaque. Ali concentram-se os melhores hotéis de Maceió e também o público mais bonito: muita gente jovem circula pela praia. Igualmente bela, a Praia de Pajuçara oferece passeio de jangada até a piscina natural formada na maré baixa entre arrecifes e os bancos de areia. A Praia do Francês (que na verdade pertence ao município de Marechal Deodoro) é uma das mais famosas do Brasil: sua enseada é formada por uma longa barreira de recifes formando uma piscina natural azul turquesa, que se diferencia pela rica fauna marinha. Outro ponto de piscinas naturais é a Praia de Pratagy também chamada de Mirante da Sereia, pois em suas areias há uma estátua de sereia.

 

O que encanta em Maceió é que, paralelo ao litoral de coqueiros, há toda uma cidade urbanizada, com centros de compras, bancos, escolas, teatros... Assim, a cidade agrada aqueles que buscam as comodidades e variedades dos grandes centros e ao mesmo tempo oferece ao lado recanto de sossego em suas praias paradisíacas.