Itacaré

Itacaré tem origem na Igreja São Miguel, fundada pelos jesuítas no século XVIII.
O nome Itacaré vem da linguagem indígena onde itacá quer dizer rio ruidoso e é diferente, significando então “rio de ruído diferente”, provavelmente em alusão ao Rio de Contas que vem da Chapada Diamantina.

 

Situada entre o mar e a Mata Atlântica, em 1993 foi criada uma APA - Área de Proteção Ambiental - dando regras ao crescimento e estimulando o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo, preservando rios, cachoeiras e praias desertas. Com o acesso mais fácil devido à construção da Estrada-Parque Ilhéus - Itacaré em 1998 vieram também as pousadas, resorts e restaurantes sofisticados, cybercafés, lojinhas e, é claro, os turistas.
Com boas ondas, coqueiros, morros cobertos por Mata Atlântica, acesso por trilhas e tranqüilas são as praias de Itacaré. Para quem não quer encarar uma caminhada, as praias centrais têm boa infra-estrutura e maior movimento.
A Praia do Coroinha é uma praia urbana e um porto de pesca, não freqüentada por banhistas. À noite é agitada, com bares e som ao vivo. A Praia da Concha é repleta de barracas e pousadas, perto do centro, com águas calmas.
A Praia do Resende é a primeira das que se podem chegar a pé pelo Caminho das Praias, com boas ondas, mas a preferida dos surfistas é Tiririca, que abriga etapas de campeonatos da região. A Praia do Costa é procurada para assistir o pôr-do-sol, no entardecer e a Praia da Ribeira é a última que se pode chegar direto com o carro, com um pequeno rio que forma cachoeiras e uma piscina de água doce. De lá sai a trilha para a Prainha, considerada uma das mais bonitas do Brasil. Está entre dois morros, com um vasto coqueiral junto a areia, no final de 40 minutos de caminhada, passando por cachoeiras e ribeirões.
Siriaco também é acessível por trilha, formada por pouca areia e muitas pedras.

 

Engenhoca é freqüentada por surfistas, praia praticamente deserta, com um riacho. Partilha a mesma trilha de Jeribucaçu e Hawaizinho, praticamente desertas. Itacarezinho é ponto de desova de tartarugas marinhas e conta com uma cascata que desce da mata, e São José é cercada de hotéis de luxo.
Para chegar à Cachoeira de Cleandro é preciso remar pelo Rio de Contas e pegar uma trilha para encontrar a bela queda de 20 metros de altura, repleta de saltos que formam piscinas naturais. Apesar de ter apenas quatro metros de queda, a Cachoeira de Tijuípe conta com 15 metros de largura, garantindo uma infinidade de corredeiras e poços.
No centrinho da vila antigos casarões abandonados foram reformados e abrigam badalados restaurantes, como os instalados na Rua Lodônio Almeida. Também movimentada é a Rua Pituba, antiga Caminho da Praia, repleta de bares.

 

Itacaré está no Litoral Sul do Estado da Bahia, na chamada Costa do Cacau, e o acesso pode ser realizado pela BR101, BR415 e BA001. O aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus é servido por vôos diários originários das principais capitais.