Arrial d'Ajuda

O Arraial de Nossa Senhora D’Ajuda surgiu em 1549, com a chegada dos jesuítas em missão de catequese aos índios da região. O nome veio de uma homenagem á uma das primeiras naus que aportou no local, chamada Ajuda.

 

Distrito de Porto Seguro, e separada da sede apenas pelas águas do Rio Buranhém, Arraial foi, por muitos anos, acessível apenas através de balsas. Atualmente há uma estrada de asfalto, que além de muitos visitantes trouxe boas lojas, restaurantes variados e hospedagem de qualidade.
O Centro Histórico da vila está preservado, graças ao tombamento pelo IPHAN e restrições do plano diretor de construções. A singela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda, de 1551, abriga um mirante da onde se observa a Estrada da Balsa e o encontro do rio com o mar.
A noite começa só de madrugada e o agito se divide entre a Rua do Mucugê, o Beco das Cores, a Brodueí e os luaus na Praia do Parracho, na alta temporada.

 

Sob a luz do sol, a Praia Parracho também concentra a agitação, com excelente ponto para banhos e esportes náuticos.
A Praia da Pitinga é uma enseada mais afastada, com ondas fortes e esverdeadas, que durante a maré baixa formam piscinas naturais.
Para quem quer paz e sossego, o destino é Taípe, a praia mais selvagem de Arraial D’Ajuda, emoldurada por falésias coloridas que atingem 45 metros de altura. Tem trechos desertos de mata nativa intocada e mar de ondas fortes - mas que forma piscinas naturais na maré baixa. Na parte central, em meio a coqueiros e restingas, a Lagoa Azul também tem equipamentos como caiaques e banana-boat para aluguel e suas águas tranqüilas e rasas são ideais para a prática de esportes.
Ainda, Apaga-Fogo está às margens do Rio Buranhém, e além do mergulho livre é indicada para outros esportes náuticos, como o jet-ski e o windsurfe.
Araçaípe está cercada por recifes de corais e em suas areias se encontram muitas conchas.
Delegado é mais freqüentada por nativos e D’Ajuda e Mucugê tem mar calmo e piscinas naturais.
Do seu lado direito, a foz do Rio da Barra conta com um grande manguezal e o rio forma uma enseada de águas tranqüilas, ideais para banhos e mergulhos.
Para quem viaja com crianças o Arraial D’Ajuda Eco Parque está instalado em uma reserva de Mata Atlântica e oferece toboáguas, piscina de ondas, tirolesa, rapel, escalada e arvorismo.

 

Arraial D’Ajuda está no Litoral Sul do Estado da Bahia e o acesso pode ser feito pela BR101, BA367 e BA001. O aeroporto Internacional Porto Seguro recebe vôos diários da maioria das capitais brasileiras e de lá é possível chegar em Arraial D’Ajuda através das balsas ou estrada asfaltada.